Notícias

Manifesto pede a não extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Manifesto pede a não extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul
Crédito: Divulgação

Projeto de Lei 300/2015, enviado pelo Governador do Estado do Rio Grande do Sul à Assembleia Legislativa na última sexta-feira (7), propõe a extinção da Fundação Zoobotânica (FZB), um dos órgãos públicos estaduais mais importantes para a conservação da biodiversidade no estado. O Instituto Curicaca, reconhecendo a FZB como patrimônio público da sociedade gaúcha, enviou, na última sexta-feira (14), manifesto para o governador e deputados do Rio Grande do Sul pedindo a não extinção da Fundação, que é uma referência nacional e internacional na geração e difusão de conhecimentos em biodiversidade e paleontologia.

O Museu de Ciências da FZB possui 60 anos de existência e é referência no conhecimento das interações ecológicas da região sul. O seu Jardim Botânico oferece à população gaúcha um ambiente único, arborizado, cheio de recantos e trilhas para o lazer e a educação ambiental, com uma coleção viva da flora brasileira. O Zoológico complementa o conjunto com uma imensa área verde na região metropolitana voltada para a recreação e o lazer educativos, contribuindo na gestão da fauna silvestre apreendida.

A proposta de extinção da Fundação está justificada como uma medida que “busca dar continuidade às reformas na estrutura da Administração Pública do Estado, indo ao encontro das demais medidas inovadoras que se pretende implantar%u201D, para, por fim, promover um %u201Csensível enxugamento da máquina administrativa, o que determinará considerável redução de gastos” e “dar cumprimento às metas de redução de despesas de custeio e de reorganização no âmbito da Administração Direta e Indireta do Estado do Rio Grande do Sul”.

No entanto, o manifesto questiona e afirma que a Fundação Zoobotânica não se enquadraria nessa estratégia. “Ao contrário, a sua atuação tem sido altamente eficaz, transparente e apoiada em conhecimentos e instrumentos modernos de gestão. Suas funções de órgão público no atendimento à comunidade têm sido desempenhadas de forma altamente qualificada, com adequada prestação de serviços ao cidadão e pode melhorar ainda mais se, de outra forma, receber maior atenção e dedicação do Governo Estadual e da Assembleia Legislativa.”

Além do Instituto Curicaca, assinaram o manifesto a Associação Mineira de Defesa do Ambiente – Amda (MG), Instituto Goiamum (ES), Centro de Estudos Ambientais – CEA (RS), Associação MarBrasil (PR), Mater Natura (PR), entre outras organizações.

Petição

Um abaixo assinado que foi publicado no site Avazz para defender a permanência da Fundação Zoobotânica já conta com mais de 24.000 adesões. Para assinar a petição, clique aqui.