Array
Notícias

Arquiteto cria nova alternativa de combate à crise hídrica

Array
Arquiteto cria nova alternativa de combate à crise hídrica
Crédito: Divulgação/Architecture and Vision

O arquiteto italiano Arturo Vittori criou um projeto que pode auxiliar o consumo de água potável em locais que sofrem com as secas no planeta. Com a ideia de atender inicialmente comunidades rurais da Etiópia, na África, que têm escassez de água limpa, Vittori desenvolveu uma torre de dez metros de altura que, a partir do ar, coleta água potável. A inovação é mais uma alternativa para suprir a necessidade de cerca de 2,4 bilhões de pessoas no mundo que não têm acesso à água de qualidade, segundo relatório da Unicef e da World Health Organization (WHO) divulgado em junho.

Segundo o escritório de Vittori, Architeture and Vision, as unidades são compostas por materiais recicláveis, biodegradáveis e conseguem captar em torno de 100 litros de água por dia, por meio de um tecido especial em seu interior. A torre foi desenvolvida em forma de cone para garantir estabilidade e facilitar o transporte e armazenamento. Cada unidade pesa cerca de 90 quilos, distribuídos em cinco módulos que podem ser construídos pelos próprios moradores em qualquer lugar, sem necessidade de equipamentos elétricos ou andaimes. Com o intuito de impedir que pássaros tenham acesso à água, a parte superior possui uma estrutura que lembra uma coroa. O valor é de 500 dólares por unidade.

Avanços

De acordo com o último relatório da Unicef, 91% da população mundial vê evolução na qualidade da água consumida. Cerca de 2,6 milhões de pessoas no planeta conseguiram ter acesso à água potável desde 1990, porém a falta de saneamento básico pode barrar os avanços obtidos.