Notícias

Bahia ganha destaque na produção de energia renovável no Brasil

Bahia ganha destaque na produção de energia renovável no Brasil
Crédito: Alberto Coutinho/GOVBA

A Bahia começa a se tornar um grande pólo de produção de energias renováveis. Segundo dados da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), o estado já ocupa a segunda posição na lista de maiores produtores de energia eólica do Brasil. Após três anos de inauguração do seu primeiro parque eólico, são 168 projetos, distribuídos por 21 municípios, sendo 37 já em funcionamento, 31 em fase de construção e os demais em processo de licenciamento ambiental. No último mês de maio, 463 megawatts foram produzidos, deixando a Bahia atrás apenas do Rio Grande do Norte, que produziu 720.

O setor recebe investimentos por volta de R$ 16 bilhões e, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a produção no estado chegará à marca de um gigawatt em 2016. Com isto, o CCEE acredita que a Bahia será o maior produtor energético do país em 2021.

O estado também conta com uma cadeia produtiva de componentes eólicos. Empresas como Alstom, Gamesa, Acciona, Torrebras e TEM fabricam de torres a aerogeradores, o que garante viabilidade maior de projetos energéticos. A Tecsis, fabricante de pás, começa a funcionar no próximo ano.

No mês de maio, a produção de energia eólica do país foi 176% a mais que o mesmo período de 2014. Neste ano, 2,03 GW já foram gerados, enquanto no ano passado o montante foi de 0,73 GW. O Brasil já possui uma capacidade instalada de 6,2 gigawatts, o que representa um aumento de 78% em relação a 2014, quando possuía 3,5 GW.