Array
Notícias

Mineração ameaça floresta nacional nos EUA

Array
Mineração ameaça floresta nacional nos EUA
Estados Unidos estão prestes a permitir que uma multinacional de mineração perfure uma floresta nacional considerada sagrada pela tribo apache da reserva indígena de San Carlos / Crédito: petição Avaaz

Os Estados Unidos estão prestes a permitir que uma multinacional de mineração perfure uma floresta nacional considerada sagrada pela tribo apache da reserva indígena de San Carlos. Para barrar o acordo, uma petição online foi criada na Avaaz. Mais de 877 mil pessoas já aderiram à campanha.

Há séculos, os apaches de San Carlos usam a área de Oak Flat, na Floresta Nacional de Tonto, Arizona, para cerimônias religiosas tradicionais. Devido ao contexto cultural e à beleza natural, a área desfrutou de proteção por 60 anos, e tentativas sucessivas de autorizar a mineração no território não foram aprovadas no Congresso.

Segundo a petição, os senadores do Arizona, que têm ligações financeiras com as empresas de mineração, conseguiram autorização no Congresso apenas no ano passado, após anexarem a proposta à uma lei de defesa nacional aprovada. Os defensores do projeto de mineração, liderados por uma corporação anglo-australiana, alegam que a atividade vai trazer empregos para a região, mas os líderes locais questionam quantos destes empregos ficariam de fato com os moradores locais. Eles também destacam os enormes custos: construir uma mina de cobre gigante com três quilômetros de extensão em Oak Flat destruiria o local sagrado que os apaches usam há séculos.

A petição exige a imediata rejeição da emenda ou que ela seja reescrita, além de um pedido de desculpas ao povo apache na região.

Participe desta luta para proteger as terras sagradas! Assine e divulgue a petição.

Parque Nacional Serra da Capivara

No Brasil, vivemos uma situação parecida. Dono de um dos maiores sítios arqueológicos a céu aberto das Américas, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, está correndo o risco de fechar as portas. O turismo poderia salvar o parque dos problemas de falta de verba, pessoal e estrutura, mas é preciso um aeroporto funcionando para facilitar a chegada de turistas.

O aeroporto em questão é o Internacional da Serra da Capivara e teve a primeira proposta de criação feita em 1987. Após 17 anos em obras, o aeroporto ficou pronto em maio, mas falta a homologação da pista pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para que comece a funcionar.

Para pressionar a ANAC a liberar a pista do aeroporto, foi criada uma campanha online na Avaaz. A meta é coletar 100 mil assinaturas, que serão entregues ao órgão e a presidente Dilma Rousseff. Até o momento, o documento conta com menos de 500 adesões.

Ajude a salvar o Parque Nacional Serra da Capivara! Assine a petição e divulgue para seus contatos.