Array
Notícias

Holanda quer construir estradas de plástico reciclável

Array
Holanda quer construir estradas de plástico reciclável
Crédito: info online

As ruas da Holanda podem ganhar uma pavimentação mais sustentável. A prefeitura da cidade de Roterdã está considerando implantar um novo tipo de cobertura para suas ruas, feito com garrafas plásticas.

Entre os benefícios da rua de plástico estão a resistência e durabilidade. Uma superfície feita inteiramente com plástico reciclável precisaria de menos manutenção do que o asfalto e poderia aguentar grandes variações de temperatura, entre -40ºC e 80ºC. Além disso, elas poderiam ser construídas em questão de semanas, ao invés de meses, e durar três vezes mais, segundo seus inventores.

A produção de asfalto é responsável pela emissão de 1,6 milhão de toneladas de CO2 por ano no mundo todo, quase 2% de toda poluição gerada nas estradas e ruas do planeta. “O plástico oferece todos os tipos de vantagem, comparando-se ao modo como as ruas e estradas são feitos atualmente, tanto na construção das ruas como na manutenção delas”, afirmou Rolf Mars, executivo da VolkerWessels, responsável pelo projeto.

As estradas de plástico também são mais leves, reduzindo o impacto no solo, e ocas, tornando mais simples a instalação de cabos e encanamentos embaixo da superfície. Cada pedaço de estrada pode ser pré-moldado em uma fábrica e transportado até onde eles serão instalados, reduzindo o transtorno causado pela construção de estradas. Ou seja: menos congestionamento por causa de obras na pista.

O projeto PlasticRoad ainda está em um estágio conceitual, mas a empresa espera conseguir construir a primeira estrada completamente reciclada em até três anos. A cidade de Roterdã já assinou um acordo para realizar o primeiro teste da tecnologia.