Array
Notícias

Minas Gerais dá inicio a plano contra a poluição veicular

Array
Minas Gerais dá inicio a plano contra a poluição veicular
Crédito: Google Images

“Minas Gerais deu mais um passo importante contra a emissão de gases poluentes na atmosfera. Por meio da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), o estado deu início, na última quarta-feira (8), ao Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV), apresentado em junho deste ano com o objetivo de controlar as emissões de dióxido de carbono produzidas por veículos nas vias do território mineiro. A medida prioriza 11 cidades que possuem uma frota de mais de 100 mil veículos: Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Juiz de fora, Contagem, Montes Claros, Betim, Divinópolis, Governador Valadares, Sete Lagoas e Ipatinga. Entretanto, qualquer município com mais de 20 mil habitantes também poderá aderir ao PCPV.

Na fase inicial do plano, os veículos leves, pesados e motos serão contabilizados. Este levantamento é importante, pois cada automóvel produz uma quantidade diferente de gases, variando até de acordo com o ano de fabricação. O estudo das vias também indicará a quantidade de acúmulo de poluentes que, além de nocivos à saúde humana, contribuem para o agravamento do efeito estufa. O aumento da concentração de emissões faz com que a camada de gases fique cada vez mais espessa, retendo mais calor na Terra, aumentando a temperatura da atmosfera terrestre e dos oceanos e ocasionando o aquecimento global.

A Feam vai orientar os municípios a programar soluções para melhoria da qualidade do ar, de acordo com o Plano Nacional de Mobilidade Urbana, com organização de encontros técnicos em parceria com a Associação Mineira de Municípios (AMM). Assim, as prefeituras poderão traçar formas de controlar as emissões e pensar em métodos alternativos de transporte público.