Array
Notícias

Conselho do Parque Estadual da Serra do Rola Moça decide sobre Zona de Amortecimento da Estação Ecológica do Cercadinho

Array

Durante a última reunião do Conselho Consultivo do Mosaico do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, Estação Ecológica do Cercadinho e Estação Ecológica de Fechos, foi decidido o encaminhamento de proposta de limites da zona de amortecimento (ZA) da Estação do Cercadinho, com base em sugestão da Amda. A reunião foi realizada na última segunda-feira (6), na sede do Parque Rola Moça.

A sugestão da Amda foi apresentada como alternativa à proposta do Escritório Regional do IEF em Barbacena, pela qual a zona de amortecimento da citada unidade de conservação seria definida por círculo de raio de 3 km. Ainda foi colocada em votação a tese do representante da Prefeitura de Belo Horizonte, Saulo Henrique Ataíde da Silva, pela qual não deveria haver zona de amortecimento pelo entendimento de que toda área do município já é definida como urbana. Ao final da discussão do tema, a proposta da Amda saiu vencedora, e deverá agora ser encaminhada ao setor do IEF responsável por atividades de geoprocessamento.

De acordo com a proposta da entidade, as áreas ainda não urbanizadas ou com urbanização não adensada, envolvendo trechos onde ainda exista cobertura vegetal arbórea ou campestre, independentemente de que sejam naturais ou antropizadas, devem ser incluídas na delimitação da zona de amortecimento.

Outro ponto que abordado foi a inclusão de áreas importantes para a constituição de corredores de conectividade ambiental, assim como aquelas de proteção das cabeceiras de formadores do ribeirão Arrudas e do ribeirão Macacos. Áreas com interligação com outras unidades de conservação, como Parque Estadual da Serra do Rola Moça, parques municipais Burle Marx (das Águas – Barreiro), Lander Dei, Aggeo Sobrinho, Mangabeiras e Paredão da Serra, RPPNs Jambreiro, RPPN Tumbá, Vale dos Cristais e Portal Sul e Estação Ecológica de Fechos também foram incluídas na área que deve fazer parte da zona de amortecimento da unidade.

A proposta da Amda partiu da preocupação básica de que a definição aleatória da ZA, definida por um simples circulo, envolveria áreas urbanas já consolidadas, desacreditando o instrumento de proteção do entorno da UC. Ao contrário, a proposta encaminhada foi desenhada de modo a envolver trechos ainda não ocupados, ou com baixas taxas de ocupação, onde predominam ainda cobertura vegetal nativa ou outras áreas verdes, mesmo que com espécies arbóreas exóticas, de modo a constituir corredores de conectividade entremeada às áreas urbanas. Estes corredores deverão garantir a conectividade entre a Estação Ecológica do Cercadinho com importantes UCs municipais, com destaque ao Parque Burle Marx (das Águas – Barreiro), Lander Dei, Aggeo Sobrinho e outros, além do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.