Array
Notícias

PM vai utilizar pequeno avião para combater crimes ambientais

Array
PM vai utilizar pequeno avião para combater crimes ambientais
Crédito: divulgação/PM

Um pequeno avião é a nova “arma” da Polícia Militar para combater crimes ambientais. O Vant é capaz de monitorar uma área de até 20 hectares em apenas duas horas. A expectativa é que o equipamento comece a operar em agosto. O último teste está previsto para as próximas semanas.

Com o equipamento, a PM pretende identificar, em menos tempo, áreas de desmatamento, incêndios e garimpos ilegais. O Vant faz 450 fotos a cada 15 minutos, além de transmitir imagens em tempo real. A rota pode ser programada por meio de coordenadas que o avião executa sem intervenção humana, mas também pode ser controlado à distância. O equipamento atinge a velocidade máxima de 40 quilômetros por hora. O único obstáculo é o de qualquer aeronave, o mau tempo.

A Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito investiu R$ 180 mil na aquisição do Vant e em treinamento de policiais. A polícia mineira é uma das pioneiras no país a utilizar a aeronave; apenas São Paulo e Santa Catarina possuem projetos parecidos. O equipamento reduz o tempo de voo em helicópteros, economizando combustível, e pode atuar em qualquer região.

A ideia, a longo prazo, é que o equipamento opere em todas as 16 companhias regionais de meio ambiente no próximo semestre. A PM pretende levantar as especificidades de cada região para avaliar a necessidade de compra de novas aeronaves. Não está descartada a utilização do Vant no combate a outros crimes.