Array
Notícias

50º Encontro de Instituições apoiadoras da Amda é realizado em Curvelo

Array
50º Encontro de Instituições apoiadoras da Amda é realizado em Curvelo
Dalce Ricas realiza o plantio de uma muda de Jatobá / Crédito: Júlia Mól

Foi realizada na última semana, entre os dias 17 e 19 de junho, o 50º Encontro de Instituições Apoiadoras da Amda. O Grupo Plantar foi o anfitrião do evento, que recebeu a equipe da Amda e representantes de outras nove empresas na cidade de Curvelo. O encontro acontece semestralmente com o objetivo de discutir temas ambientais e promover interação entre as empresas parceiras da Amda.

No evento, os participantes realizaram visita na fazenda de plantio e puderam conhecer as técnicas de colheita e o pomar de pesquisa de melhoramento genético da Plantar. Também foi realizada visita ao Bosque da Amizade, onde a superintendente da Amda, Dalce Ricas, plantou uma muda de jatobá. Para a ambientalista, o evento é uma oportunidade para trocar experiências, atualizar informações de boas práticas e discutir assuntos relevantes na área ambiental do estado.

Os temas ‘Certificação Florestal – Desafios e oportunidades’, e o Projeto ‘Cultivando Água Boa – Itaipu Binacional’, foram apresentados por Guilherme de Andrade Lopes, da Imaflora, e Kebler Vanolli, da superintendência de meio ambiente da Itaipu Binacional.

Para Francisco Couto, gerente de licenciamento e processos ambientais da Gerdau, “as palestras do encontro são sempre muito interessantes, e tratam de temas que não conhecemos ou que podemos nos aprofundar”.

“Também acho é uma boa oportunidade das empresas trocarem experiências bem sucedidas de gestão ambiental e ver no campo as boas práticas que podemos ‘copiar’, além de uma ocasião onde podemos discutir os problemas da gestão ambiental do estado, e debater e apresentar soluções”, afirmou Couto.

No último dia do encontro os participantes assistiram ao documentário “A Lei da Água”, e participaram de um debate a cerca das modificações do Código Florestal Brasileiro. O diretor de Área Protegidas do IEF, Henri Collet, realizou apresentação sobre a situação das Unidades de Conservação do estado, e Nalton Moreira da Cruz, Secretário Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, falou sobre a nova a gestão da Secretaria de Meio Ambiente.