Array
Notícias

Bombeiros são ameaçados durante combate a incêndio no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Array

Nesta terça-feira (9), após identificação de um foco de incêndio no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, nas proximidades do bairro Inconfidência, os bombeiros tiveram de enfrentar não apenas as chamas. Eles foram ameaçados por três indivíduos, que tentaram impedir o combate.

Conforme relato do subtenente Aguiar, os indivíduos ameaçaram atirar pedras e até marretas nos bombeiros caso o combate às chamas prosseguisse. Os bombeiros retornaram ao local, com apoio da Polícia Militar, e o incêndio foi debelado. O grupo não foi visto novamente. A hipótese é de que as chamas foram provocadas para queima da área para invasão.

O subtenente afirmou que os bombeiros não vão parar de combater incêndios e foram instruídos a acionar a PM caso seja necessário.

“As medidas adotadas por esses indivíduos contra os combatentes dificultam ainda mais o combate a incêndios florestais. É preciso coibir esse tipo de ação. A área é vulnerável. No mês passado, 25 famílias invadiram a unidade de conservação. É uma situação preocupante, pois a própria comunidade não preza pela conservação do parque”, lamenta Marcus Vinicius, gerente do Rola Moça. Assustado com a situação, Marcus disse que apresentará um relatório interno ao Instituto Estadual de Florestas (IEF) e pedirá medidas preventivas no que tange à proteção e guarda dos brigadistas.