Quase 400 mil litros de petróleo vazam de oleoduto na Califórnia
O governador da Califórnia, nos Estados Unidos, Jerry Brown, declarou estado de emergência nesta quarta-feira (20) no condado de Santa Bárbara, devido ao vazamento de quase 400 mil litros de petróleo no oleoduto operado pela Plains All American Pipeline. Estima-se que 79,4 mil litros podem ter alcançado o Oceano Pacífico. O acidente aconteceu nesta terça-feira (19) e ameaça a vida marinha em uma extensão de 14,5 quilômetros de praias do estado.
De acordo com empresa, o oleoduto construído em 1991 não havia tido problemas anteriormente e foi completamente inspecionado em 2012. Há cerca de duas semanas as instalações passaram por testes similares, mas os resultados ainda não foram analisados.
Foi aberta uma investigação para verificar a causa do rompimento do oleoduto que originou o vazamento de petróleo e a quantidade exata que foi derramada. Ainda não há estimativa sobre quanto tempo será necessário para limpar a região.
Santa Bárbara é uma região com intensa atividade petrolífera. Em 1969, um vazamento em uma plataforma na região durou 11 dias e despejou cerca de 15,9 milhões de litros de petróleo no Oceano Pacífico.