Array
Notícias

Quase 400 mil litros de petróleo vazam de oleoduto na Califórnia

Array
Quase 400 mil litros de petróleo vazam de oleoduto na Califórnia
Voluntários enchem baldes de óleo ao longo da costa da Califórnia / Crédito: Lucy Nicholson / Reuters

O governador da Califórnia, nos Estados Unidos, Jerry Brown, declarou estado de emergência nesta quarta-feira (20) no condado de Santa Bárbara, devido ao vazamento de quase 400 mil litros de petróleo no oleoduto operado pela Plains All American Pipeline. Estima-se que 79,4 mil litros podem ter alcançado o Oceano Pacífico. O acidente aconteceu nesta terça-feira (19) e ameaça a vida marinha em uma extensão de 14,5 quilômetros de praias do estado.

De acordo com empresa, o oleoduto construído em 1991 não havia tido problemas anteriormente e foi completamente inspecionado em 2012. Há cerca de duas semanas as instalações passaram por testes similares, mas os resultados ainda não foram analisados.

Foi aberta uma investigação para verificar a causa do rompimento do oleoduto que originou o vazamento de petróleo e a quantidade exata que foi derramada. Ainda não há estimativa sobre quanto tempo será necessário para limpar a região.

Santa Bárbara é uma região com intensa atividade petrolífera. Em 1969, um vazamento em uma plataforma na região durou 11 dias e despejou cerca de 15,9 milhões de litros de petróleo no Oceano Pacífico.