Array
Notícias

Amda parabeniza Prefeitura Municipal de Nova Lima pela criação do Parque Natural Municipal de Fechos

Array
Amda parabeniza Prefeitura Municipal de Nova Lima pela criação do Parque Natural Municipal de Fechos
Crédito: Douglas Magno

Press Release

Belo Horizonte, 09 de Abril de 2015 – A Amda enviou correspondência à Prefeitura Municipal de Nova Lima parabenizando-a pela criação do Parque Natural Municipal de Fechos, em área contígua à Estação Ecológica de mesmo nome, que protege manancial de abastecimento da RMBH. A área pertence à prefeitura Municipal de Belo Horizonte e a notícia de sua venda para reforçar o caixa municipal gerou revolta e polêmica.

Na década de 1950, quando pouco ainda se falava na importância da proteção ambiental, a PBH adquiriu conjunto de lotes do bairro Jardim Canadá, na bacia do ribeirão de Fechos, para evitar sua ocupação junto ao manancial de água de mesmo nome, usado no abastecimento da capital mineira e de outras cidades da RMBH. Cinquenta anos depois, em plena crise da água, a prefeitura, na contramão da história, decide vendê-los, mesmo sabendo que sua ocupação para fins urbanos ou industriais resultaria em impacto significativo aos ambientes naturais da estação ecológica e ao manancial de água.

Com a criação da unidade de conservação municipal, a área ganha agora condição de preservação permanente, aliviando a preocupação de vários setores com a decisão da PBH e garantindo a proteção do manancial.

Para o biólogo da Amda Francisco Mourão, a intenção da prefeitura de BH é inaceitável e inacreditável. “Quem toma este tipo de decisão deve viver alienado da realidade que hoje enfrentamos, com ameaça de racionamento de água. Os lotes são patrimônio público e a prefeitura não pode simplesmente decidir vendê-los, ignorando o interesse maior da sociedade”, disse.