Notícias

Prefeitura de Belo Horizonte destrói área verde para construir Umei

Prefeitura de Belo Horizonte destrói área verde para construir Umei
Moradores plantaram 51 cruzes como protesto contra o desmatamento de uma área verde de 7

Três mil metros quadrados de um terreno considerado área de preservação ambiental no bairro Castelo, na região da Pampulha, foram desmatados na última quarta-feira (01). A terraplenagem ocorreu por determinação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que pretende construir no local uma Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei).

Até 2013, a área desmatada era local de preservação. No início daquele ano, a prefeitura tentou construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas a obra acabou sendo embargada por tratar-se, na época, de construção em área de preservação ambiental. Atualmente, conforme aprovação de projeto na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a área está liberada para construção de unidades da prefeitura.

Por meio de nota, a PBH reiterou que a obra atende a todos os pré-requisitos legais, com alvará de licenciamento emitido pela Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana. A prefeitura alegou também que a construção da Umei reflete déficit de 813 vagas no bairro Castelo, que já conta com uma unidade para atender crianças de até cinco anos. Porém, de acordo com a PBH, a capacidade de atendimento para 400 crianças da Umei construída no bairro está esgotada.

As obras serão executadas por meio de Parceria Público Privada e o custo total é de aproximadamente de R$3,8 milhões. O prazo de execução é de 12 meses.

Os moradores vão acionar o Ministério Público para embargar a obra na Justiça.