Prefeitura de Belo Horizonte destrói área verde para construir Umei
Três mil metros quadrados de um terreno considerado área de preservação ambiental no bairro Castelo, na região da Pampulha, foram desmatados na última quarta-feira (01). A terraplenagem ocorreu por determinação da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que pretende construir no local uma Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei).
Até 2013, a área desmatada era local de preservação. No início daquele ano, a prefeitura tentou construir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), mas a obra acabou sendo embargada por tratar-se, na época, de construção em área de preservação ambiental. Atualmente, conforme aprovação de projeto na Câmara Municipal de Belo Horizonte, a área está liberada para construção de unidades da prefeitura.
Por meio de nota, a PBH reiterou que a obra atende a todos os pré-requisitos legais, com alvará de licenciamento emitido pela Secretaria Municipal Adjunta de Regulação Urbana. A prefeitura alegou também que a construção da Umei reflete déficit de 813 vagas no bairro Castelo, que já conta com uma unidade para atender crianças de até cinco anos. Porém, de acordo com a PBH, a capacidade de atendimento para 400 crianças da Umei construída no bairro está esgotada.
As obras serão executadas por meio de Parceria Público Privada e o custo total é de aproximadamente de R$3,8 milhões. O prazo de execução é de 12 meses.
Os moradores vão acionar o Ministério Público para embargar a obra na Justiça.