Notícias

Hora do Planeta convida população a apagar luzes por 60 minutos neste sábado

Hora do Planeta convida população a apagar luzes por 60 minutos neste sábado
Hora do Planeta / Crédito: página Hora do Planeta no facebook

Neste sábado (28), centenas de pessoas, de diferentes pontos do globo, apagarão as luzes e desligarão aparelhos eletrônicos por 60 minutos, como um alerta mundial contra o aquecimento global. Trata-se da Hora do Planeta, iniciativa da organização ambientalista internacional WWF, que promove o ato há sete anos consecutivos para enfrentar as mudanças climáticas.

No Brasil, as crises hídrica e energética são o tema central da campanha. “Nós somos muito dependentes da matriz hidráulica. Aí, não chove, não tem água para gerar energia, para beber e se usa combustível fóssil, como termelétricas para gerar energia, que são mais caras e mais poluentes”, disse o coordenador do Programa Água para a Vida, da WWF-Brasil, Glauco Kimura de Freitas.

Para Kimura, a Hora do Planeta é uma oportunidade para as pessoas refletirem. Quando os cidadãos, as empresas e os governos apagam as luzes por uma hora, eles repensam sobre qual é a contribuição de cada um para a solução dos problemas ligados às mudanças climáticas. Ele explicou que no caso do Brasil, a ideia é “aproveitar isso como um grande ato de mobilização. Nós vamos, este ano, propor uma petição ao governo federal para que se crie um plano nacional de proteção das nascentes”. Kimura considera positiva a decisão dos governos estaduais e federal de construção de novos reservatórios, mas não suficiente para solucionar as crises hídrica e energética. “Essa não pode ser vista como a única solução”, pontuou.

No ano passado, a campanha mobilizou mais de 7 mil cidades, em cerca de 150 países. O Brasil bateu recorde em termos de adesões ao ato simbólico, com 144 cidades, das quais 24 capitais, em todo o território.

E aí, vai ficar de fora dessa? Junte-se a nós e apague suas luzes das 20h30 às 21h30 deste sábado (28). Utilize a hashtag #UseSeuPoder e convide os amigos. O planeta agradece!

Ouça o Boletim Ambiental desta semana que fala sobre a Hora do Planeta.