Array
Notícias

Brasil recebe casal de ararinhas-azuis da Alemanha

Array
Brasil recebe casal de ararinhas-azuis da Alemanha
Brasil recebe casal de ararinhas-azuis da Alemanha / Crédito: ACTP/Divulgação

Um casal de ararinhas-azuis (Cyanopsitta spixii), espécie ameaçada de extinção, chegou ao Brasil nesta terça-feira (3). Nascidas na Alemanha, as ararinhas, batizadas de Carla e Tiago, são filhas de uma fêmea brasileira e devem ajudar a aumentar a população dos pássaros no país. A chegada dos animais marcou o Dia Mundial da Vida Selvagem, que tem como um de seus objetivos promover a cooperação entre países para preservar espécies.

A transferência das ararinhas-azuis é resultado de convênio entre Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Agência Federal Alemã de Conservação da Natureza. As aves têm um ano de idade e, dentro de três anos, quando entrarem na vida adulta, elas deverão reproduzir para, aos poucos, aumentar a população da espécie. Atualmente, existem cerca de 90 animais em criadouros no Brasil, Catar e Alemanha. Por aqui, são 11. Carla e Tiago deverão se juntar ao grupo em duas semanas, após passarem por um período de quarentena na cidade de Cananeia, próximo a São Paulo.

“É um dia emocionante para a conservação da biodiversidade do Brasil. É um dia ímpar dos esforços técnico-científicos. Viabilizamos o retorno da espécie símbolo do Brasil. Que, no futuro, ela possa ser colocada na natureza”, disse a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira.

Segundo ela, o objetivo é devolver as ararinhas-azuis à natureza assim que o país atingir 150 animais da espécie. “A meta é, até 2020, estarmos testando e viabilizando a reinserção dessa espécie na natureza”, ressaltou.