Notícias

Colômbia pretende criar maior corredor ecológico do mundo

A Colômbia quer o apoio do Brasil e da Venezuela para criar o maior corredor ecológico do mundo, com 135 milhões de hectares. O projeto ambicioso tem como objetivo proteger um vasto território montanhoso e selvagem do norte da América do Sul e fazer um aporte para deter as mudanças climáticas.

O corredor ecológico abrangeria 62% do território brasileiro, 34% da Colômbia e 4% da Venezuela. A partir desta semana, o ministro do Ambiente da Colômbia, Gabriel Vallejo, e a chanceler María Ángela Holguín, começarão a dialogar com os governos de Brasil e Venezuela para buscar apoio à proposta.

“Vamos propor criar este corredor ecológico para preservá-lo e como aporte da humanidade nesta discussão sobre as mudanças climáticas, de como deter as mudanças climáticas”, disse o presidente da Colômbia Juan Manuel Santos.

“Nós, os colombianos, temos que fazer de tudo para que se possa deter a mudança climática porque seremos os primeiros a sofrer as consequências precisamente por nossa riqueza no campo da biodiversidade”, reforçou o presidente.

Entre novembro e dezembro deste ano, autoridades de todos os pontos do mundo se reunirão em Paris para buscar um acordo global a fim de frear as mudanças climáticas.