Notícias

Asfalto ganha placas solares e gera energia para cidades nos EUA

Asfalto ganha placas solares e gera energia para cidades nos EUA
Crédito: hypeness.com.br

Caminhar, dirigir ou praticar esportes. Imagine fazer tudo isso e ainda gerar energia por meio do impacto no chão? Esse é o mote do projeto Solar Roadways, que tem como objetivo pavimentar as principais avenidas, ruas, calçadas e quadras poliesportivas dos Estados Unidos usando placas fotovoltaicas especiais. A iniciativa é desenvolvida há oito anos pelo casal de engenheiros Julie e Scott Brusaw, que arrecadaram cerca de US$ 2,2 milhões via crowdfunding – financiamento coletivo – no IndieGoGo para viabilizar o projeto.

A pavimentação é formada por módulos hexagonais compostos por uma camada de base, uma segunda de luzes LED e, por fim, um vidro desenvolvido exclusivamente para o projeto capaz de aguentar mais de 113 toneladas e descongelar a neve que se acumula. Cerca de 10% do material utilizado na composição do vidro é reciclado.

As lâmpadas LED presentes em cada hexágono seriam de extrema utilidade para a demarcação de faixas e sinalização de ruas. Espaços como quadras e praças também seriam beneficiados, já que a configuração das luzes é completamente personalizável. Quer transformar a quadra de basquete em quadra de tênis? Basta reprogramar as luzes via software.

A Solar Roadways permite que a luz, hoje retida pelo asfalto, seja transformada em energia e utilizada para a iluminação pública e para alimentar residências e comércio de cada cidade. Estima-se que se a maioria das estradas norte-americanas fossem pavimentadas com essas placas, a produção de energia limpa seria três vezes maior ao consumo atual.

O projeto já conquistou dois financiamentos da Adminsitração Federal de Rodovias dos EUA e está em seu segundo protótipo. O casal pretende, em breve, viabilizar o produto comercialmente.