Notícias

Terra pode perder 75% de suas espécies nos próximos séculos

Terra pode perder 75% de suas espécies nos próximos séculos
Crédito: iguinho.com.br/canalnatureza

Nos próximos séculos, 75% das espécies do planeta podem desaparecer. Os mais ameaçados são os anfíbios, que devem ser reduzidos em 41%. Ao longo dos últimos 3,5 bilhões de anos, mais de 95% das espécies que já povoaram a Terra foram extintas. As estimativas foram publicadas na revista científica Nature no final do ano passado.

Apesar da previsão de especialistas, é muito difícil mensurar com exatidão o tamanho do desastre, já que ainda não se tem conhecimento de todas as espécies do mundo. Estima-se que existam mais de 50 milhões de tipos diferentes de animais, plantas e fungos vivos. Porém menos de 2 milhões foram catalogados. Mesmo com um número tão baixo estudado, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) possui 76 mil nomes na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas. Além disso, fenômenos naturais, como as mudanças climáticas, podem acelerar a extinção de várias espécies.

O estudo aponta que as políticas de conservação poderiam retardar as extinções, mas as tendências atuais não são positivas. Mesmo com a expansão de áreas terrestres e oceânicas protegidas, as pressões sofridas continuam a aumentar. “Em geral, o estado da biodiversidade está piorando, em muitos casos de forma significativa”, alertou Derek Tittensor, ecologista marinho do Programa Ambiental das Nações Unidas para a Conservação Mundial e do Centro de Monitoramento de Cambridge.

Com informações do Ciclo Vivo