Array
Notícias

Ambientalistas farão manifestação na manhã de hoje na ALMG contra projetos de lei que agridem meio ambiente

Array

Press Release

Belo Horizonte, 18 de dezembro de 2014 – A equipe da Amda fará manifestação, agora, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) contra dois Projetos de Lei (PLs) que agridem o meio ambiente. Os PLs foram pautados de última hora para reunião extraordinária na manhã desta quinta-feira (18).

O PL nº 4.743/2013, de autoria do deputado Carlos Pimenta, retira área de 368 hectares (ha) do Parque Estadual Alto Cariri, sob pretexto de prejuízos causados a 12 famílias que residem na área. Por coincidência, o local abriga corpo mineral de grafite, cuja concessão é da Cia. Nacional de Grafite, que já explora o minério em áreas próximas aos limites do parque.

Os ambientalistas também protestarão contra proposta do deputado Lafayette de Andrada, no PL 5.245/14, de retirar da categoria de preservação permanente os rios Jequitinhonha, Grande e seus afluentes para permitir mineração de cascalho, areia, argila e saibro. A alegação é de que a proibição está causando problemas sociais. Mas o deputado não apresentou estudos técnicos que comprovem a real necessidade, inexistência de alternativas e avaliação dos impactos ambientais que podem resultar da atividade, que podem inclusive gerar prejuízos econômicos maiores do que os alegados problemas sociais.