Notícias

Cinema sustentável em São Paulo

Cinema sustentável em São Paulo
Sessão de cinema sustentável ao ar livre / Crédito: cinesolar.com.br

Nesta sexta-feira (5), os paulistanos poderão acompanhar uma sessão de cinema sustentável. Hoje o Cinesolar estaciona na capital paulista, no Largo da Batata, situado na avenida Brigadeiro Faria Lima, no Jardim Paulistano, a partir das 19h. Além da exibição gratuita e ao ar livre de curtas-metragens com a temática socioambiental, o projeto também promoverá apresentações artísticas. O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil que utiliza energia limpa e renovável – a solar – para funcionar.

O público que passar pela região poderá assistir a seleção de filmes do Circuito Tela Verde, iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, além do documentário Pedais Pensantes de Marcelo Zerwes, sobre cicloativismo em São Paulo. A programação conta também com shows das bandas MuLtiSamBofônico, que apresenta vários ritmos com inserções circenses, e Rueda Flamenca, com um espetáculo de dança espanhola.

O evento acontecerá em parceria com o movimento A Batata Precisa de Você, que desde o início de 2014 promove atividades que reforçam a possibilidade e a necessidade de converter um grande espaço de passagem em local potencial de encontros e socialização na cidade.

Cinesolar

A ideia do Cinesolar nasceu em um encontro de cinemas itinerantes no México, em 2010, quando a idealizadora do projeto, Cynthia Alario, começou a tecer parcerias para desenvolver o protótipo no país. A versão brasileira contou com apoio inicial da Fundação Holandesa Doen, promotora de sustentabilidade, cultura e inovação social em vários países. O projeto é uma realização da Brazucah Produções em parceria com a Associação Cultural Simbora e a SemearteProductil.

O Cinesolar consiste em um furgão equipado com um sistema de captação de energia solar capaz de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de exibição. O veículo possui todos os equipamentos necessários para a realização de sessões de cinema e apresentações artísticas: 150 assentos para o público, telão, sistema de projeção e som, além de uma cabine de DJ para acompanhar as atividades.

De acordo com o site, o projeto já realizou 118 sessões, alcançando 17.870 pessoas e economizando 283.200 watts de energia.