Array
Notícias

Prefeitura de Alfenas irá conceder desconto no IPTU a quem adotar cães ou gatos abandonados

Array
Prefeitura de Alfenas irá conceder desconto no IPTU a quem adotar cães ou gatos abandonados
Foto: Divulgação

Com o intuito de diminuir a quantidade de cães e gatos abandonados nas ruas, a prefeitura de Alfenas criou um projeto de estímulo à adoção. Aqueles que se responsabilizarem em adotar e cuidar dos animais terão um desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).

A proposta é de autoria do vereador Waldemilson Gustavo Bassoto (PROS) e já foi aprovada pelo poder executivo. “O canil público gera um custo alto para o município. Queremos dar um incentivo, mas o importante é o amor aos animais”, disse o vereador.

A lei prevê fiscalização para evitar maus tratos e um controle com os animais, feito por meio de fotos ou chips. Além disso, os donos dos cães ou gatos deverão comparecer, anualmente, à prefeitura para renovar o acordo e informar sobre o estado de saúde do animal.

O desconto no IPTU e a forma de fiscalização por maus tratos ainda não foram definidos. “Ainda não estive com o prefeito, mas como ele acatou a lei, espero que não demore”, declarou o criador da proposta.

Os animais poderão ser adotados no canil da cidade, que abriga hoje cerca de 60 animais, sendo a maioria composta por cães. O coordenador de Vigilância Sanitária municipal de Alfenas, Volmir Maia, informou que o canil recolhe os animais quando solicitado. “Na maioria das vezes, o animal foi atropelado”, disse o coordenador.