Notícias

Mineirão recebe prêmio de responsabilidade ambiental

Mineirão recebe prêmio de responsabilidade ambiental
Crédito: Renato Cobucci /Imprensa MG

O Mineirão recebeu, na última semana, o prêmio ouro do programa Selo BH Sustentável 2014, promovido pela Prefeitura de Belo Horizonte para reduzir o impacto socioambiental decorrente da Copa do Mundo de 2014. O estádio obteve o certificado pela economia de água e energia elétrica, além da coleta e destinação de resíduos sólidos e redução das emissões de gases do efeito estufa.

A reutilização da água coletada da chuva em vasos sanitários, mictórios e irrigação do gramado promove a redução de 40% no consumo de água. A Usina Solar Fotovoltaica instalada na cobertura produz o equivalente ao consumo de 1.200 residências, ou 39% da energia gasta pelo estádio.

O Mineirão ainda possui coleta, separação e reciclagem de resíduos em dias de jogos e eventos, fazendo com que 78% dos resíduos deixem de ser destinados para os aterros sanitários. A final da Copa do Brasil, que será disputada entre Cruzeiro e Atlético no Mineirão na próxima quarta-feira (26), deve gerar uma tonelada de resíduos. Todo o material será doado para a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reaproveitável (Asmare).

Selo Platinum

Também neste ano, o Mineirão tornou-se o primeiro estádio brasileiro e o segundo do mundo a conquistar o selo Platinum, categoria máxima de certificação ambiental Leedership in Energy and Environmental Design (LEED), concedida pela Green Building Council Institute (GBCI).