Array
Notícias

2014 pode ser o ano mais quente da história

Array


2014 pode desbancar 2010 e tornar-se o ano mais quente da história do planeta Terra. A informação foi divulgada pela Nasa, por meio da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), agência americana de estudos meteorológicos que funciona desde 1880.

Calcula-se que a temperatura da Terra já aumentou em 0,7% em relação ao século XX, classificando 2014 como o terceiro ano mais quente desde 1880. Um dos principais fatores para tal aquecimento é a presença do El Niño este ano, fenômeno que provoca o aquecimento anormal das águas. “O El Niño movimenta a circulação geral da atmosfera de forma mais lenta, fazendo com que em algumas regiões do globo o índice de umidade diminua, causando mais calor”, disse o pesquisador Ademir Chiappetti, do Instituto de Geografia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

De acordo com a Organização Mundial de Meteorologia, os efeitos do El Ninõ irão permanecer em 2015, o que pode agravar ainda mais a situação da seca em São Paulo e no resto do Brasil. Outra causa para o aumento da temperatura no planeta é o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera. Para os pesquisadores do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), a Terra ainda não está preparada para um grande aquecimento. Para o órgão, é necessário limitar o aumento de temperatura em, no máximo, 2ºC até 2100. “Essa meta traria menos consequências negativas para o clima, mas é considerada complicada de atingir, já que exige a redução das emissões de gases de efeito estufa”, declarou o Pnuma.