Array
Notícias

Alunos da UFMG fazem campanha para recolher materiais de difícil reciclagem

Array

A partir de amanhã (23), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) inicia uma campanha de coleta de resíduos de difícil reciclagem, como lápis, borracha, vidros de esmalte, maquiagem, tubos de protetor solar e materiais de higiene pessoal, entre outros. Os itens serão recolhidos na praça de serviços da instituição, na Escola de Engenharia e no prédio Centro de Atividades Didáticas II, todos no campus Pampulha, em Belo Horizonte. A ação acontecerá até o próximo dia 30. A intenção é continuar realizando a campanha duas vezes por ano, uma a cada semestre.

A ideia partiu de um grupo de alunos de engenharia química da UFMG, que formaram a empresa Mult Jr. A campanha tem como mote recolher parte do lixo que não é reaproveitado. “Esses materiais não são reciclados pelas cooperativas e acabam indo para os aterros”, diz o coordenador do núcleo social da Mult Jr, Luís Eduardo Guimarães.

Segundo ele, depois de coletados, os materiais serão encaminhados à TerraCycle, empresa que reaproveita o que foi coletado em outros tipos de produtos. As embalagens de pasta de dentes, por exemplo, podem ser transformadas em bolsas ou mochilas. Para cada artigo, a TerraCycle paga R$ 0,02. O dinheiro obtido será doado a uma entidade de caridade, ainda não definida.

A meta dos alunos é arrecadar mil unidades de materiais de fibra – como são denominados os produtos foco da campanha. De acordo com Guimarães, a Mult Jr. vai juntar o que for arrecadado com o que já foi recolhido em outra ação, realizada no primeiro semestre.

Com informações do O Tempo