Incêndio queima mais de 7 mil hectares do Parque Nacional da Serra do Cipó
Em 11 dias, mais de 20% da área do Parque Nacional da Serra do Cipó foi queimada. De acordo com estimativa da Divisão de Monitoramento e Informações Ambientais, da Coordenação de Proteção do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CGPRO-ICMBio), 7.505,68 hectares foram consumidos até esta segunda-feira (20), quando o incêndio foi debelado.
O fogo começou nos arredores da rodovia MG-010, próximo ao entroncamento do Morro do Pilar, e se alastrou por toda a região, consumindo diversos pontos do parque, passando para a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Alto do Palácio, Rio Preto, Travessão e pelo Vale do Bocaina, região próxima da Vila da Serra do Cipó.
Segundo comunicado do parque, trabalharam no combate às chamas as equipes do Parna Cipó e a Área de Preservação Ambiental (APA) Morro da Pedreira; 45 brigadistas do ICMBio, sendo 35 do Cipó e 10 do Parque Nacional da Serra da Canastra; 14 brigadistas do Ibama, integrantes da Brigada Municipal de Jaboticatubas; 27 brigadistas do Ibama, sendo 20 deslocados de Brasília com o Rodofogo e outros sete da brigada municipal de São João das Missões (MG); e cerca de 27 voluntários, dentre eles combatentes da Brigada 1 de Belo Horizonte. A operação contou também com dois aviões Air Tractor, que lançam água sobre o fogo; um helicóptero do Ibama; uma aeronave e um helicóptero da Polícia Militar de Minas Gerais.
O Parna Cipó ainda permanece fechado à visitação até que todo o trabalho de desmobilização seja concluído, assim como as avaliações dos danos e origem do fogo.
Notícias relacionadas: