Dois filhotes de onça nascem em parque da Vale
Pela segunda vez, em 12 anos, o Parque Zoobotânico Vale (PZV), situado em Parauapebas, sudeste do Pará, registra a reprodução de onças, espécie ameaçada de extinção. Os dois filhotes, uma fêmea preta e um macho pintado, nasceram no dia 20 de maio. Os pais vivem no parque há três anos, desde que foram entregues pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
“O nascimento dos filhotes no parque da Vale aumenta a expectativa de conservação da espécie já que a reprodução de indivíduos pretos é raríssima. Para se ter uma ideia, na natureza a população de onça-preta é estimada em apenas 10% do total”, explica Leandro Maioli, biólogo do PZV.
A onça-pintada (Panthera onca) encontra-se nas listas estadual – Secretaria de Meio Ambiente do Pará -, nacional – Ministério do Meio Ambiente/Ibama – e internacional – International Union for Conservation of Nature (IUCN) – de espécies ameaçadas de extinção.
Nomes
Após cinco meses de vida, os filhotes estão prestes a receber nomes. No primeiro momento, a Vale criou um concurso interno e recebeu quase três mil sugestões de nomes. Nove pares foram selecionados pela equipe do parque e, agora, todos podem participar. Veja as opções e escolha sua preferida! Vote até o dia 24 de outubro.
PZV
O Parque Zoobotânico Vale abriga mais de 260 animais. O PZV ocupa uma área de 30 hectares na Floresta Nacional de Carajás, unidade de conservação administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio da Vale. Do espaço ocupado, 30% foram utilizados para a construção de recintos e área de apoio.
Entre as espécies ameaçadas de extinção que vivem no parque, além das onças, estão o macaco-aranha-da-testa-branca e macaco-cuxiú. Atualmente, há um programa que protege duas espécies de aves: a arara-azul-grande e a ararajuba, que no ano passado se reproduziram com sucesso.