Prefeitura de Belo Horizonte cria Coordenadoria de Defesa dos Animais
Foi sancionada, no início deste mês, a lei que cria a Coordenadoria de Defesa dos Animais, projeto que estava previsto no plano de governo do atual prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda.
De acordo com a Prefeitura de BH, a coordenadoria tem como objetivo elaborar, coordenar e executar políticas públicas voltadas à proteção e defesa dos animais que compõem a fauna urbana. A iniciativa acontece em cooperação com as demais instâncias municipais, estaduais e federais envolvidas, Ministério Público, ONGs, instituições de ensino e pesquisa e sociedade civil em geral.
Para Délio Malheiros, vice prefeito e secretário de Meio Ambiente, tais parcerias são essenciais para o bom funcionamento do órgão. “Vamos coordenar e gerenciar o processo, realizando convênios com entidades que possam acolher os animais em recuperação de cirurgias, abandonados e vítimas de maus tratos%u201D, explicou o secretário. Malheiros disse ainda que a Prefeitura de Belo Horizonte irá destinar terrenos públicos para entidades que queiram ajudar nessa política, incentivando a construção de abrigos. “Além disso, vamos patrocinar feiras de adoção, receber denúncias de maus tratos e publicar em nossos meios de comunicação informações sobre animais perdidos.”
A coordenadoria visa também dar fim aos carroceiros em Belo Horizonte, sugerindo que os animais sejam substituídos por motocicletas. Segundo Vitor Valverde, superintendente de Limpeza Urbana, um teste com um veículo motorizado será feito em novembro. “A preocupação da prefeitura não é só com os animais, mas também com os profissionais”, acrescenta Valverde.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente irá disponibilizar um espaço reservado em seu site para a Coordenadoria de Defesa dos Animais. Denúncias que envolvas animais domésticos devem ser registradas na Delegacia Especializada em crimes contra animais.