WWF-Brasil lança campanha para adoção de animais ameaçados de extinção
Você já pensou em “adotar” uma espécie ameaçada de extinção? Este é o mote da nova campanha da WWF-Brasil: Adote uma Espécie. A iniciativa pretende arrecadar fundos para programas de conservação da ONG. O primeiro animal em risco escolhido para “adoção” é o urso panda, símbolo da logomarca da WWF.
Quem participa da campanha, apadrinha um urso panda de Qinling, mais conhecido como urso panda gigante. Ele é um dos animais mais reconhecíveis do mundo, pela sua pelagem branca com marcas negras ao redor dos olhos, focinho, pernas e ombros.
Os interessados devem contribuir, mensalmente, com uma quantia a partir de R$ 54,90. Ao aderir a campanha, os participantes recebem um kit que inclui um livreto com informações sobre a espécie apadrinhada, certificado de adoção, adesivos e um panda de pelúcia.
As doações serão investidas em programas como monitoramento da espécie; expansão do habitat protegido; redução dos impactos humanos no ambiente do animal; e outros projetos de conservação da região.
“Adote” um panda e ajude a preservar esta espécie!
Pandas
Os ursos panda gigantes habitam florestas latifoliadas e de coníferas, locais onde o nível de sombra é adequado para o crescimento de bambu. As populações dessa espécie foram reduzidas em cerca de 50% entre o começo dos anos 70 e final dos anos 90. Os resultados das últimas pesquisas revelam que, na China, existem aproximadamente 1.600 pandas remanescentes na natureza.
Perda ou fragmentação de seu habitat são as maiores ameaças aos ursos panda gigantes. O animal está listado como ameaçado de extinção na Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN).