Notícias

Campanha utiliza o personagem Cascão para alertar sobre o desperdício de água

Campanha utiliza o personagem Cascão para alertar sobre o desperdício de água
Foto: Desenho do Cascão em calçada da Vila Madalena

O Cascão (personagem da Turma da Mônica, criado por Maurício de Sousa), é o protagonista de uma campanha criada por um grupo de 15 jovens profissionais da área de comunicação, que descobriu um jeito diferente e criativo de alertar a população paulistana sobre o desperdício de água. Para lavar uma calçada, sem perceber, uma pessoa pode desperdiçar muita água: são gastos, em média, mais de 500 litros de água em meia hora utilizando uma mangueira.

O grupo desenhou o personagem nas calçadas da cidade, junto da frase: “Não quero água”. Cascão é conhecido por fugir sempre do banho, por isso, foi escolhido para a campanha.

“A ideia é desenhar em locais onde há grande fluxo de pessoas, assim é possível divulgar bem nosso projeto”, diz um dos organizadores, que prefere se manter no anonimato. A campanha já dura quase um mês e espalhou a figura do Cascão em 100 calçadas do centro e nas zonas leste, sul e oeste de São Paulo. No Instagram @naoqueroagua, o grupo divulga fotos de suas intervenções na cidade, e pede para que seus seguidores enviem imagens que denunciem o desperdício em seus próprios bairros.