Array
Notícias

Radar Ambiental: Incêndio atinge mata próxima ao Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Array

Moradores de um residencial em Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte, levaram um susto na tarde desta quarta-feira. Um incêndio de grandes proporções ameaçou casas e destruiu a vegetação dentro da Área de Proteção Ambiental Sul (Apa Sul). O fogo foi combatido por brigadistas e militares do Corpo de Bombeiros e quase atingiu o Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

As chamas começaram por volta das 15h30 e se espalharam rapidamente. As chamas ficaram altas e chegaram a ameaçar casas no Bairro Santa Branca. “A topografia acidentada dificultou nossos trabalhos. O fogo acabou sendo controlado por volta das 17h30”, explica o sargento do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Lopes. O incêndio não chegou a atingir o Parque Estadual da Serra do Rola Moça. “O fogo destruiu a vegetação dentro da APA Sul, mas não chegou a entrar no parque”, diz o militar.

Ao todo, 30 homens, sendo 15 militares do Corpo de Bombeiros e outros 15 brigadistas do parque, fizeram os trabalhos de combate. Um helicóptero também foi usado.

As causas do incêndio ainda serão investigadas. “Normalmente, o fogo começa por incendiários. Vamos fazer um boletim de ocorrência para fazer a investigação e confirmar o que pode ter provocado as chamas”, comenta o sargento. Nesta quinta-feira, os militares vão sobrevoar a área para mensurar a área queimada.

Aeroporto de Confins

Um outro incêndio atingiu uma mata próxima ao Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Região Metropolitana de Belo Horizonte, no início da tarde desta quarta-feira. Militares do Corpo de Bombeiros conseguiram conter o fogo. Muita fumaça foi vista no local, mas nenhum voo ficou prejudicado, conforme a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

Fonte: Estado de Minas