Notícias

Incêndio que atingiu Parque do sobrado continua sem investigação

O Parque Estadual da Serra do Sobrado, localizado no município de São José da Lapa, teve cerca de 10 hectares de sua extensão destruídos por incêndio que aconteceu no dia 30 de junho. Apesar de já terem se passado 11 dias do ocorrido, nenhuma investigação sobre o acontecido foi iniciada.

De acordo com o Sargento Andrei, da Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) de Lagoa Santa, a polícia não pode iniciar a investigação sem receber o Registro de Ocorrência de Incêndios (ROI), que deve ser enviado pelo gerente do Parque até no máximo 7 dias corridos após o incêndio

Procurado pela Amda, Fernando Duarte, gerente do Parque do Sobrado, reclamou dos problemas estruturais enfrentados pela unidade d conservação, que não tem sede própria e nem mesmo computadores, fatores que segundo ele, dificultam a execução da tarefa. Mas afirmou já estar concluindo o relatório.

Para Dalce Ricas, superintendente da Amda, as reclamações são reais. O Parque foi criado em função de compromissos do governo do Estado quando da concessão da licença ambiental para a Cidade Administrativa. “O governo não criou todas as unidades de conservação combinadas, não estrutura as que foram e não se importa com a situação. É a política do ‘faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço’ ou seja, os órgãos públicos podem descumprir condicionantes do licenciamento sem que nada aconteça”.

Dalce lembra que enquanto o governo gastou milhões de dólares na construção do Centro Administrativo e continua gastando outros milhões para incentivar a ocupação do Vetor Norte, tem a ‘cara-de-pau’ de dizer que não tem recursos para implantar o Sistema de Áreas Protegidas que deverá preservar o mínimo do patrimônio natural e científico da região.

A Amda enviou ofício para o diretor do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Bertholdino Apolônio, e para o diretor de Áreas protegidas do IEF, Henri Dubois, para relatar os problemas do Parque, a ausência da investigação e solicitar providências imediatas. A entidade informa que continuará acompanhando os fatos.