Notícias

Repercute: Eu viro carranca pra defender o Velho Chico

Repercute: Eu viro carranca pra defender o Velho Chico
Símbolo da campanha pela preservação do rio São Francisco / Crédito: cbhsaofrancisco.org.br/virecarranca

“Eu viro carranca pra defender o Velho Chico”. Esta é a campanha lançada pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco para celebrar o Dia Nacional de Defesa do Velho Chico, comemorado nesta terça-feira (3). O objetivo da mobilização é alertar o poder público sobre a importância de revitalizar o rio.

Para o presidente do comitê, Anivaldo Miranda, “a campanha é urgente em uma época de mudanças climáticas, quando temos que aprofundar, intensificar e organizar melhor a gestão de recursos hídricos”. Segundo ele, uma das grandes batalhas é demonstrar para o estado que a revitalização deve ser vista como parte de um projeto estratégico para o presente e o futuro. “A população não deixa de crescer, as atividades econômicas se multiplicam, o clima torna essa região mais problemática. Ou nós mudamos nossa cultura, ou nós vamos evidentemente observar a intensificação dos conflitos”, disse.

Segundo informações do site da campanha, o projeto de revitalização do São Francisco deve integrar uma série de ações pensadas no âmbito da bacia hidrográfica, com o objetivo de adequar a gestão dos recursos hídricos às diversidades físicas, bióticas, demográficas, econômicas, sociais e culturais da bacia. A ação deve incluir despoluição da água, de esgotos e agrotóxicos; conservação de solos; reflorestamento e recomposição de matas ciliares; direcionamento integrado dos resíduos sólidos; educação ambiental; e o manejo de unidades de conservação e preservação da biodiversidade. O alcance da revitalização poderá ser indicado pelo aumento da quantidade e da melhoria da qualidade da água da bacia.

“As diversas ameaças sofridas pelo Velho Chico e seus afluentes não são novidade. Porém a demanda por seus recursos – água, biodiversidade, potencial elétrico, navegação – está aumentando rapidamente e seu limite de suporte vem chegando ao fim. A situação é realmente preocupante. Precisamos de uma intervenção significativa urgente por parte de toda a sociedade para reverter este quadro”, alertou Flávia Soares, bióloga da Amda.

Uma petição online foi criada para reivindicar a participação do comitê no Conselho Gestor do Programa da Revitalização do Rio São Francisco, instituído desde 2004 pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). Com isso, o grupo integrará as discussões destinadas a reverter o quadro de degradação ambiental na bacia do São Francisco, potencializando os esforços em prol da preservação ambiental e da melhoria de qualidade de vida da população ribeirinha.

Mais de 2.800 pessoas já assinaram a petição. Participe e divulgue para seus contatos!