Array
Notícias

Promutuca defende preservação do Vale do Mutuca

Array

A Associação para Proteção Ambiental do Vale do Mutuca (Promutuca) luta há anos pela proteção do Vale do Mutuca, em Nova Lima. A área está ameaçada por um projeto de expanção do condomínio Vila Castela. Recoberto em grande parte por Mata Atlântica em estágio médio de regeneração, o Mutuca possui um dos mais importantes corredores ecológicos da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Este corredor abriga inúmeras espécies de pássaros e mamíferos de pequeno e médio porte, algumas em risco de extinção. Os mananciais do córrego do Mutuca contribuem significativamente para o abastecimento da Grande BH.

Em 2011, a juíza da 2ª Vara Cível de Nova Lima, Adriana Garcia Rabelo, deferiu liminar favorável a uma ação civil pública ajuizada pela Promutuca determinando a paralisação das obras de pavimentação de vias. Segundo Walmir de Castro Braga, presidente executivo da associação, o Vale do Mutuca é o último elo possível de ligação, num raio de 50 quilômetros, das bacias do rio das Velhas com a bacia do rio Paraopeba. Ele alerta sobre os prejuízos que poderão ser causados com o projeto: “Haverá forte impacto, já que alguns lotes chegam na margem do curso d’água e poderão ter cercas, que impedirão a conectividade e a ligação do corredor ecológico. Nas negociações, buscamos a preservação do corredor, sem cercas ou desmate”, comentou.

A juíza federal Ana Cristina Gonçalves, que já esteve no local, definiu a realização de uma audiência pública, que ocorrerá na próxima segunda-feira (19). A juíza acredita que é possível chegar a um acordo sobre o condomínio.

Neste domingo (18), a Promutuca, em parceria com o Movimento SOS Nova Lima, promoverá uma caminhada e abraço simbólico no Vale do Mutuca. A caminhada acontecerá às 9h e o abraço às 11h. Participe! Outras informações: 3581 1166 (Suellen).