Array
Notícias

Amda faz manifestação silenciosa na abertura do Sustentar

Array
Amda faz manifestação silenciosa na abertura do Sustentar
Amda exibe faixa sobre descaso do governo com as unidades de conservação durante fala do novo secretário de Meio Ambiente na abertura do Sustentar / Crédito: Amda

Nesta semana, o Minas Centro está sendo palco de importantes discussões acerca da sustentabilidade. O local está recebendo o Sustentar 2014, maior evento de sustentabilidade da América Latina. Durante a abertura, a Amda fez uma manifestação em prol das áres de preservação de Minas Gerais. Pela primeira vez, a entidade participa do evento com um estande, promovendo atividades e disseminando informações sobre o tráfico ilegal de animais silvestres e consumo consciente.

Na abertura do Sustentar, ocorrida nesta quarta-feira (7), a Amda fez uma manifestação silenciosa sobre o descaso do governo em relação às unidades de conservação do estado. Durante a fala do novo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alceu José Torres Marques, a entidade abriu uma faixa com os dizeres: “É fogo! Incêndios podem destruir as unidades de conservação abandonadas pelo governo. Seus gerentes são heróis, mas sozinhos, sem carros, sem recursos, não dão conta! Senhor governador, até quando?”.

Já no final de sua fala, o secretário, que estava representando o governador de Minas na mesa de abertura, afirmou que uma solução definitiva está sendo projetada na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Marques também convidou a Amda, assim como toda a sociedade, para discutir os problemas vivenciados no estado.

Estande

Diversas pessoas visitaram o estande da Amda e participaram das atividades promovidas pela entidade. Até a manhã de hoje (8), 93 pessoas haviam respondido o quiz ambiental, um pequeno questionário com perguntas relacionadas a ciclo de vida dos produtos, tráfico de animais silvestres, licenciamento ambiental e aquecimento global. Todos concorrem a brindes institucionais.

Outra atividade do estande é a Árvore do Pensamento. Cinquenta e três pessoas já deixaram sua frase sobre o meio ambiente no mural. Após o evento, as dez melhores serão publicados no site da entidade e na revista Ecológico, parceira da Amda, e ganharão um kit com caneca térmica e o livro Água Mole em Pedra Dura, uma coletânea de charges publicadas durante 20 anos no jornal Ambiente Hoje, produzido pela organização.

Em breve divulgaremos os nomes dos ganhadores do quiz ambiental e da Árvore do Pensamento.