Notícias

Radar ambiental: Manifesto em defesa da Mata do Planalto em BH

No último fim de semana moradores da Região Norte de Belo Horizonte fizeram um protesto para defender a preservação da Mata do Planalto. A reserva tem cerca de 200 metros quadrados, com vegetação típica de Mata Atlântica.

Os moradores alegam que o local está ameaçado pela especulação imobiliária. Segundo eles, uma construtora estaria interessada em fazer um condomínio residencial na área. A manifestação reuniu moradores dos bairros Planalto, Campo Alegre, Vila Clóris e outros da Região Norte.

De acordo com a Associação Comunitária do Planalto, o Ministério Público de Meio Ambiente já se manifestou contra a construção do condomínio e o pedido de licença prévia de uma empresa paulista foi retirado de pauta do Conselho Municipal de Meio Ambiente. Mesmo assim, os moradores querem garantias de preservação total da mata.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informou ao portal G1 Minas que o processo de licenciamento da Mata do Planalto está paralisado desde a avaliação feita pelo Ministério Público, que constatou a existência de espécies da Mata Atlântica no local.

A secretaria que só vai se posicionar depois que receber as informações detalhadas da Superintendência de Regularização Ambiental, que vai fazer uma análise da área.

A Construtora Rossi, que estaria interessada em fazer um condomínio na mata, alegou que não é mais dona do terreno.