Notícias

São Paulo quer reciclar 10% de todo o lixo produzido até 2016

Até 2016, a prefeitura de São Paulo pretende reciclar 10% de todo o lixo produzido na cidade. O percentual não é alto, mas é bastante superior ao atual, de apenas 1,6%. A meta consta no Plano Municipal de Resíduos Sólidos da metrópole, lançado neste mês.

A medida faz parte da obrigação das prefeituras com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que determina a criação de medidas para reduzir a quantidade de resíduos destinada aos aterros sanitários e também em exterminar os lixões. Em São Paulo, o projeto pretende levar a coleta seletiva a todos os bairros da cidade e incentivar a transformação dos resíduos orgânicos em adubo. Até 2034, a coleta seletiva deve atingir 70% da cidade.

A PNRS foi sancionada em 2010 e, desde então, muitos projetos foram apresentados, mas poucos resultados foram obtidos. Na época, especialistas diziam que os prazos impostos, como o fim dos lixões, seriam impossíveis para algumas localidades.

Segundo reportagem do portal CicloVivo, o sistema de coleta seletiva na capital paulista deve ser ampliado e as pequenas cooperativas deverão ser substituídas por grandes centrais modernas e mecanizadas. Essa é a aposta da prefeitura para aumentar a capacidade atual de 250 toneladas diárias para mil toneladas/dia.

Com informações do CicloVivo