Notícias

Canadá anula proteção às baleias-jubarte

Canadá anula proteção às baleias-jubarte
Exemplar de baleia-jubarte na região do Oceano Pacífico / Crédito: NOAA/AP

As baleias-jubarte estão desprotegidas no Canadá. No último dia 19, o governo canadense anunciou no jornal oficial que o mamífero será considerado “uma espécie preocupante” e não mais uma “espécie ameaçada”. Com a mudança, o habitat do animal deixará de ser protegido por lei. Ambientalistas acusam o governo de facilitar um controverso projeto de oleoduto.

O principal partido da oposição no Parlamento canadense, o Novo Partido Democrático (NPD, esquerda), acusou o governo conservador de querer “satisfazer seus amigos da indústria petroleira e abrir a porta ao projeto de oleodutos Northern Gateway”. Empreendido pelo grupo canadense Embridge, o projeto, de 1.200 quilômetros, pretende transportar 525.000 barris de petróleo por dia ao longo do litoral pacífico canadense da província de Alberta (oeste) através das Montanhas Rochosas. O duplo oleoduto projetado concluiria sua trajetória ao norte da província da Columbia Britânica, no porto de Kitimat, em uma região desabitada próxima à fronteira com o Alasca.

Segundo informações divulgadas pela Agence France Presse, no anúncio, o governo destacou ter agido após apresentação, em 2011, de um informe realizado por um comitê independente de cientistas que destacou a existência de “grande abundância da espécie” ao longo da costa do Pacífico canadense.

A baleia-jubarte foi oficialmente declarada espécie ameaçada de extinção em 2005 por recomendação de um painel de especialistas. Em 2003, um informe independente registrava algumas centenas de exemplares do cetáceo. O governo estima que, atualmente, a população da espécie seja de 18.000 animais.