Array
Notícias

Apple recebe equipamentos da empresa para reciclagem

Array

As lojas oficiais da Apple vão aceitar qualquer produto da empresa para reciclagem sem cobrar nada. As entregas podem render créditos para a compra de novos modelos da marca se os itens negociados puderem ser reutilizados.

A vice-presidente da empresa para iniciativas ambientais, Lisa Jackson, disse que a Apple pretende usar toda inovação e experiência para tornar o planeta mais seguro e o ambiente melhor. “Na Apple, acreditamos que a inovação serve para melhorar as coisas. Essa ideia simples nos faz tomar medidas para enfrentar o problema das mudanças climáticas, que é bem real. Sentimos a responsabilidade de pensar em tudo o que fazemos para reduzir nosso impacto sobre o meio ambiente. Isso significa usar materiais mais ecológicos e sempre inventar novas maneiras de preservar recursos preciosos”, pontua em carta publicada no site da empresa.

A Apple instituiu programas de reciclagem em cidades e campus universitários em 95% dos países onde seus produtos são comercializados, impedindo, desde 1994, que mais de 421 toneladas de equipamentos fossem parar em aterros, conforme informações divulgadas no site da empresa.

Segundo reportagem da Folha, a medida vem de uma evolução desenvolvida há alguns anos, quando a empresa foi criticada por contribuir com a acumulação de lixo eletrônico. De acordo com Jackson, a energia usada por todos os centros de dados vem de fontes limpas, como energia solar, eólica e geotérmica. Dependendo do país, a Apple também recicla baterias, computadores e monitores de outros fornecedores gratuitamente.

No Brasil, a única loja oficial da Apple foi inaugurada em fevereiro no shopping Village Mall, no Rio de Janeiro.

Assista ao vídeo da campanha da Apple sobre reciclagem.