MP alerta para riscos de novos minerodutos em MG
Minas Gerais deve ganhar nos próximos anos mais quatro minerodutos de grande porte que vão cortar dezenas de municípios. Ao todo esses minerodutos vão cortar 98 cidades em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia, sendo que 70 dessas cidades são mineiras.
Com base no número de municípios atingidos e o potencial de danos sócio-ambientais e grande consumo de água necessário para colocar essas estruturas em funcionamento, os projetos já preocupam os Ministérios Públicos Estadual (MPMG) e Federal (MPF-MG).
Em entrevista ao Jornal O Tempo de Belo Horizonte, o procurador da República do Ministério Público Federal em Minas Gerais (MPF-MG), José Adércio Leite Sampaio se disse de cabelo em pé com os problemas ambientais e sociais que essas obras provocam. De acordo com a reportagem, três projetos ainda não têm sequer a licença prévia e outro, o da Anglo American, já aguarda a licença de operação. Nesse caso o procurador já ajuizou uma ação na Justiça, e assinou um Termo de Ajustamento de Conduta pedindo que a empresa repare os danos causados aos moradores e ao meio ambiente antes de começar a operar.