Notícias

Campanha sobre mídia impressa sustentável é apresentada no país

Nesta segunda-feira (7) foi lançada em São Paulo uma campanha da indústria gráfica que busca promover a imagem da mídia impressa como setor sustentável. A campanha, batizada de Two Sides, surgiu no Reino Unido e já está presente em diversos países europeus, além de Estados Unidos, Austrália, Canadá e Nova Zelândia. O Brasil é o primeiro país latino-americano a participar.

O objetivo da campanha é incentivar mídias impressas a utilizar o papel e demais produtos usados para a produção do impresso de modo sustentável, além de mostrar ao mundo que é possível continuar com a mídia impressa sem prejudicar o meio ambiente. A Two Sides foi trazida ao Brasil pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf).

No evento, Martyn Eustace, diretor da Two Sides no Reino Unido, ressaltou que, no passado, jornais e revistas respondiam por uma fatia elevada de recursos florestais. “Hoje, no entanto, a realidade é diferente e essa participação é muito pequena. Os veículos impressos não são cúmplices do desmatamento”, disse. Eustace também falou sobre a importância do país participar da campanha: “a inclusão do Brasil na iniciativa é fundamental por sua liderança mundial na área da silvicultura”.

De acordo com o jornal Hoje em Dia, a campanha pretende cumprir dois passos importantes nos próximos 45 a 60 dias. O primeiro é a tradução e adaptação para o Brasil das peças da campanha original. O segundo é a realização de uma pesquisa nacional para avaliar a percepção que os brasileiros têm da mídia impressa, contemplando diferentes regiões do país e faixas etárias.

No Brasil, a campanha receberá apoio da Associação Nacional dos Jornais (ANJ) e Associação Nacional de Editores de Revistas (ANER). Ao todo, 42 entidades apoiam o projeto.