Página inicialBlogMPMG cobra cumprimento de lei que determina utilização de pneus inservíveis na produção de asfalto
Notícias
MPMG cobra cumprimento de lei que determina utilização de pneus inservíveis na produção de asfalto
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) propôs uma Ação Civil Pública (ACP) contra o governo estadual e o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) pelo descumprimento da Lei Estadual 18.719/2010. Em vigor desde 14 de janeiro de 2010, a lei determina que, nos processos licitatórios de obras que envolvam a utilização de asfalto, o estado deve estabelecer a utilização preferencial da massa asfáltica produzida com borracha de pneumáticos inservíveis.
O MPMG solicitou à Justiça que o DER-MG utilize, na recuperação e construção de vias públicas, preferencialmente massa asfáltica produzida com borracha de pneus inservíveis; envolva, nos processos licitatórios, a produção de asfalto; exija, nos processos licitatórios que envolvam a produção de asfalto, preferencialmente o uso desse tipo de massa; dispense sua utilização somente em situações excepcionais, mediante justificativa; e edite norma técnica especificando os percentuais mínimos de borracha de pneus a serem utilizados.
O órgão requereu ainda que o estado, nos processos de licenciamento ambiental de implantação, duplicação, pavimentação e melhoramento de rodovias, exija a utilização preferencial desse tipo de massa asfáltica.
Estima-se que, anualmente, sejam descartados mais de 9 milhões de pneus em Minas Gerais, o que corresponde a aproximadamente 26 mil pneumáticos inservíveis por dia. Para o promotor de Justiça e autor da ação, Marcelo Azevedo Maffra, a utilização da borracha proveniente de pneus inservíveis na produção de massa asfáltica poderia contribuir significativamente para a redução de danos ao meio ambiente e à saúde da população, uma vez que milhões de pneus poderiam ser reciclados no processo de fabricação do asfalto-borracha.
De acordo com o MPMG, para cada quilômetro pavimentado com esse tipo de asfalto, são utilizados entre 600 e 1.200 pneus, que seriam descartados no meio ambiente. A técnica foi aplicada no Rio de Janeiro: 43 mil pneus reciclados foram utilizados para asfaltar 35 quilômetros da RJ-122.
Além dos benefícios ao meio ambiente e à saúde pública, o órgão elencou diversas vantagens técnicas e econômicas na utilização deste tipo de pavimento, como, por exemplo, aumento da resistência e da vida útil do asfalto; melhor custo/benefício a médio/longo prazo; aumento do ponto de amolecimento do asfalto, o que significa maior resistência às deformações provocadas pelo trânsito intenso de veículos; redução da suscetibilidade térmica do asfalto; melhor aderência do pneu ao pavimento; redução do ruído gerado pelo tráfego; e redução dos riscos de aquaplanagem em dias de chuva.