Array
Notícias

Atropelamento de animais em estradas brasileiras é o tema da Terça Ambiental deste mês

Array

Grande parte da população já se deparou, ao menos uma vez, com um animal atropelado em alguma estrada do Brasil. Todos os anos, aproximadamente 450 milhões de bichos são atropelados e perdem suas vidas nas estradas brasileiras. Isso significa que, a cada segundo, 17 animais são atingidos por um veículo no país. Esse será o tema da próxima Terça Ambiental, que terá como convidado Alex Bager, oceanólogo e coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), do Departamento de Biologia da Universidade Federal de Lavras (Ufla). O evento acontecerá no dia 29, às 19h, no Centro de Belo Horizonte.

Os números alarmantes aparecem em uma estimativa feita pelo CBEE, órgão criado em 2012 para monitorar e orientar políticas relacionadas à mortalidade de fauna selvagem nas rodovias brasileiras. A fim de criar um banco de dados nacional, uma equipe da Ufla desenvolveu o sistema Urubu, plataforma virtual no qual os cidadãos poderão inserir fotos e localização de bichos acidentados. Não será preciso conhecimento técnico para fazer o registro, basta tirar uma foto do animal e informar sua localização.

Em sua participação na Terça Ambiental, Bager deverá abordar os impactos de empreendimentos viários na biodiversidade; perda de biodiversidade brasileira em função de rodovias e ferrovias; estratégias de mitigação em pequena e grande escala; e o sistema Urubu, além de apresentar dados de sua pesquisa sobre os atropelamentos.

A Terça Ambiental será realizada no próximo dia 29, terça-feira, às 19h, na rua Guajajaras, 40, 16º andar, no Edifício Mirafiori, localizado no Centro de Belo Horizonte.

Garanta já a sua inscrição! As vagas são limitadas.

Ao final da palestra, o público terá espaço para fazer perguntas ou comentários. Haverá ainda sorteio de brindes institucionais. A Amda disponibiliza certificado de participação no evento. É necessário solicitar o documento, após realização do evento, pelo e-mail eventos@amda.org.br.