Array
Notícias

Entidades ambientalistas mineiras e agricultores pedem ao governador do estado medidas de proteção contra expansão urbana no entorno do Parque Estadual da Serra do Rola Moça

Array

Press Release

Belo Horizonte, 26 de março de 2014 – Entidades ambientalistas mineiras e a Associação de Agricultores Agroecológicos e Biodinâmicos da Serra do Rola Moça entregarão, amanhã (27), ao governador de Minas Gerias, Antônio Anastasia, durante a cerimônia de abertura da Feira de Agricultura Familiar e Urbana, pedido de ações em defesa da Zona de Amortecimento do Parque Estadual da Serra do Rola Moça.

No manifesto, as organizações solicitam ao governador medidas de proteção para o entorno da unidade de conservação, área atualmente sob grande pressão por parte de atividades de expansão urbana e mineração. Especialmente em relação a esta última ameaça, as entidades denunciam movimento dos prefeitos dos municípios de Ibirité, Sarzedo, Mário Campos e Brumadinho para a redução da Zona de Amortecimento do Rola Moça, importante instrumento limitador à transformação de áreas rurais em urbanas. Essa limitação é determinada pela Lei Federal 9.985/2000, que instituiu o Sistema Nacional de Unidade de Conservação (Snuc).

No documento, as entidades enfatizam a importância do parque e de seu entorno para a proteção da biodiversidade regional, além de garantir papel fundamental na manutenção de mananciais de água utilizados no abastecimento urbano da população de vários municípios que integram a Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, a região abriga relevantes fontes de suprimento de água, vitais para a sustentabilidade de atividades agrícolas desenvolvidas no segmento sul do cinturão hortigranjeiro de BH.

As entidades lembram ainda que a ação dos quatro prefeitos evidencia o descompromisso de suas administrações com a proteção dos recursos hídricos fundamentais ao abastecimento das populações dos municipais envolvidos, em um momento em que se agravam os conflitos pelo uso da água em praticamente todas as áreas metropolitanas brasileiras.

A Feira de Agricultura Familiar e Urbana acontecerá amanhã (27), a partir das 11h, no hall do Edifício Gerais da Cidade Administrativa. O evento é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura/Emater.

Para mais informações: (31) 3291 0661