Notícias

Belo Horizonte é eleita capital brasileira da Hora do Planeta

Belo Horizonte foi eleita por um júri internacional como a Capital Brasileira da Hora do Planeta. O ato simbólico, promovido anualmente pela World Wildlife Fund (WWF – Fundo Mundial para a Natureza), consiste em apagar as luzes de casas, monumentos ou comércios em várias cidades do redor do mundo por 60 minutos. Neste ano, a Hora do Planeta acontecerá neste sábado (29), das 20h30 às 21h30.

No concurso, que está em sua terceira edição e pela primeira vez no Brasil, BH concorreu com outras sete cidades: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre (RS), Manaus (AM), Fortaleza (CE), Betim (MG) e Sorocaba (SP). A capital mineira se destacou, entre outros motivos, pela Usina Solar Fotovoltaica instalada na cobertura do Mineirão, um dos estádios da Copa do Mundo 2014 e o fato da energia solar térmica ter se desenvolvido de forma adequada na cidade, de acordo com os organizadores do concurso.

Segundo a WWF-Brasil, Belo Horizonte é considerada referência na aplicação do coletor solar para aquecimento de água e em números de edificações multifamiliares existentes com a aplicação da tecnologia. Atualmente, aproximadamente 3 mil edifícios residenciais utilizam o sistema.

Luzes apagadas

Mais de 60 cidades se comprometeram a apagar alguns de seus ícones mais importantes durante 60 minutos. Neste ano, os embaixadores oficiais no país da Hora do Planeta são os atores Tainá Müller e Reynaldo Gianecchini. “Já vivemos um limite de escassez de vários recursos – esse ano mesmo a questão da falta da água é um grande problema em boa parte do Brasil”, pondera Gianecchini, atualmente no ar como o personagem Cadu, na novela Em Família, da Rede Globo.

Para Tainá, o importante é saber que sempre há algo a fazer. “Só não podemos ter medo de exigir, de fiscalizar, de brigar para evitar que se destrua o que é fundamental para manter a vida na Terra”, disse a atriz que também está na novela das nove da Globo. Entre as personalidades brasileiras que já vestiram a camisa da campanha estão as atrizes Patrícya Travassos, Maria Fernanda Cândido e Simone Zucato, o roteirista Bráulio Mantovani, os atores Luis Miranda, Marcelo Argenta e Werles Pajero, e o músico Ivo Meirelles.

O time se junta ao herói dos quadrinhos Homem-Aranha, embaixador global da Hora do Planeta. Além disso, no Brasil, a campanha também conta com o engajado homem do farol. O personagem, criado pela agência Grey Brasil, administra um farol e, por motivos óbvios, não poderá apagar as luzes no dia 29 de março.

Não fique de fora! Apague as luzes da sua casa no sábado!