Mostra de cinema ambiental exibe mais de 60 filmes em São Paulo
Começou na última quinta-feira (20), em São Paulo, a terceira edição da Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental. Até o dia 27 deste mês, serão exibidos mais de 60 filmes. As películas abordam temas como energia nuclear, animais como cobaias, organismos geneticamente modificados e extração de recursos naturais. A mostra está dividida em sete pontos de exibição na capital paulista.
O evento é uma iniciativa da organização não governamental (ONG) Ecofalante, um coletivo formado em 2003 por educadores, comunicadores e cineastas. Além do festival de cinema, a proposta é criar uma oportunidade para o debate de temas ligados ao meio ambiente. “Ela nasceu com a ideia de ser uma plataforma de informação e conhecimento que, por meio do audiovisual, pudesse discutir temas absolutamente relevantes para a nossa vida. Temas ligados a sustentabilidade, meio ambiente, cidadania, conservação e políticas públicas”, disse o diretor da mostra, Chico Guariba.
O festival apresenta obras que dificilmente seriam exibidas nas salas comerciais. “A gente achava importante que aqui, em São Paulo, um dos centros de decisão econômica do país, tivesse uma mostra que trouxesse esses filmes que não chegavam no Brasil”, destacou Guariba.
Há duas novidades nesta edição: prêmio para as melhores produções da América Latina e debates em várias instituições universitárias com exibição de filmes. A premiação será votada por uma comissão julgadora e voto popular – as cédulas ficarão disponíveis nos locais das sessões. Os debates acontecerão em todo o mês de maio, com a intenção de estimular a produção entre os universitários. Participarão da programação as instituições: Mackenzie, USP, PUC, São Judas, Cásper Líbero, Fundação Getúlio Vargas, entre outras.
Os filmes serão exibidos em sete salas do circuito de cinema paulistano: Reserva Cultural, Cine Livraria Cultura, Museu da Imagem e do Som (MIS), Cine Olido, Centro Cultural São Paulo, Cinusp Maria Antônia e Matilha Cultural.