Array
Notícias

Fundação Biodiversitas comemora 25 anos de lutas pela conservação da biodiversidade

Array

A Fundação Biodiversitas está completando 25 anos e, para comemorar, promoverá um evento hoje (20). A comemoração terá palestras e o lançamento o Guia Fotográfico das Aves da Reserva Mata do Passarinho. O evento acontecerá a partir das 19h, no auditório 4 Fiemg, localizado na avenida do Contorno, 4456, 4º andar.

A celebração terá palestra com Gustavo Fonseca, diretor de Recursos Naturais do Global Environment Facility (GEF) e Virgílio Viana, superintendente-geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS). O mediador do debate será o jornalista Hiram Firmino.

A Biodiversitas tem mais de 500 projetos apoiados/executados voltados para a conservação de espécies, como elaboração de planos de manejo de áreas protegidas; identificação e mapeamento de áreas prioritárias para conservação da biodiversidade; elaboração de listas vermelhas de espécies ameaçadas de extinção; programas de educação ambiental; e o projeto de longo prazo Corredor Ecológico Sossego-Caratinga, que teve início em 2011 e pretende estabelecer a conexão entre as duas principais áreas de conservação do muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus): a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Sossego e a RPPN Feliciano Miguel Abdala.

A fundação é responsável pela publicação de mais de 21 livros técnicos como estratégia de conservação, subsidiando gestores e orientando políticas públicas e privadas de conservação de espécies ameaçadas. A Biodiversitas também participa de diversos grupos, entre eles: Comitê arara-azul-de-lear; Comitê Cebus xanthosternos; Conama; Câmara Técnica Sobre Espécies Ameaçadas de Extinção e Diálogo Florestal.