Array
Notícias

Torre Eiffel produzirá energia limpa e reaproveitará água da chuva

Array
Torre Eiffel produzirá energia limpa e reaproveitará água da chuva
Crédito: Maqroll/Flickr

Até o final deste ano, Torre Eiffel será um ponto turístico sustentável. O primeiro andar será completamente restaurado e receberá painéis solares, turbinas eólicas e sistemas de reaproveitamento de água das chuvas. O objetivo é fazer com que a adoção das fontes de energia limpa diminua a pegada ecológica do local, que também terá novas medidas de acessibilidade, melhorando a experiência de turismo das pessoas com necessidades especiais e mobilidade reduzida.

O projeto de restauração teve início em 2012 e demandou uma verba total de 24,9 milhões de euros, utilizados também para demolição e reconstrução de algumas partes do primeiro andar e dos pavilhões Ferrié, onde se encontram serviços como restaurantes e lojas. Os painéis e turbinas eólicas na estrutura vão produzir eletricidade limpa para iluminar o ponto turístico, que utiliza apenas lâmpadas de LED.

De acordo com o site InHabitat, quatro moinhos de vento instalados na torre serão os responsáveis por gerar energia para um sistema de filtragem da água das chuvas, que será captada por meio de um módulo de escoamento inserido na estrutura.