Notícias

Mais de 30 milhões de bitucas de cigarro são descartadas diariamente nas ruas de São Paulo

Mais de 30 milhões de bitucas de cigarro são descartadas diariamente nas ruas de São Paulo
Crédito: cigarronuncamais

Diariamente, 34 milhões de bitucas de cigarro são jogadas nas ruas de São Paulo, quantidade suficiente para encher um apartamento de 70 metros quadrados. Os dados constam em estudo da Rede Papel Bituca, formada por ONGs e empresas sociais para conscientizar a população sobre os efeitos desse material no meio ambiente. Na busca por melhorias neste cenário, os ativistas vêm desenvolvendo uma série de campanhas voltadas aos fumantes.

O gestor do projeto, Rafael Henrique Rodrigues, reforça que o compromisso assumido pelos criadores e apoiadores da campanha é com o meio ambiente. “Enquanto existirem pessoas que fazem a escolha de fumar, é preciso que alguém as conscientize sobre os impactos que este hábito gera com o descarte incorreto do resíduo. Tudo que é pequeno passa despercebido no nosso dia a dia, por isso, se pensa que não há problema em fazer o descarte de qualquer maneira”, disse Rodrigues.

Recentemente, os criadores lançaram o vídeo Não existe lixo pequeno, que traz um olhar inusitado sobre as pontas de cigarros e tem por objetivo alertar a população sobre o real tamanho deste problema. A ação surgiu da necessidade de conscientizar mais pessoas sobre o impacto ambiental causado por esse pequeno resíduo e de ampliar a atuação do projeto, que usa como instrumento de conscientização a reciclagem das pontas de cigarro em papel artesanal, usado para fabricar artigos ecológicos que geram inclusão social e renda.