Array
Notícias

Congonhas é o novo destino da Caravana Ambiental

Array
Congonhas é o novo destino da Caravana Ambiental
Carlos Renato

A Caravana Ambiental da Amda foi lançada hoje (13) em Congonhas, seu próximo destino. O evento contou com a presença de representantes da Vale, Secretaria Municipal de Educação e diretoras das 13 escolas que receberão o projeto de educação ambiental itinerante. A expetativa é que 960 alunos participem da caravana.

Segundo Marta Silveira, coordenadora da caravana, o objetivo do projeto é trabalhar a questão ambiental de modo lúdico e acrescentar algo a mais ao que a escola regular já realiza. O projeto consiste em apresentações teatrais nas escolas, seguidas por debates e distribuição da cartilha É o Bicho!, material lúdico didático produzido pela Amda para crianças com foco no respeito, valorização e proteção da fauna brasileira.

Andrea Trópia, representante da Vale, enfatizou a importância de se trabalhar com as crianças, pois elas são capazes de promover mudanças na vida da sociedade, ensinando aos adultos verdadeiras lições de proteção ao meio ambiente.

De acordo com Andréa Silva, coordenadora de educação ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Congonhas, as escolas já realizam oficinas e palestras sobre meio ambiente. Para receber a Caravana Ambiental, foi criado o projeto Nesse Mato tem… e a expectativa é levar algo diferente para os alunos, com a proposta de ações complementares continuadas. O objetivo principal do projeto municipal é ampliar o conhecimento dos alunos, com foco na fauna local, despertando o interesse deles pela preservação do meio ambiente e abordando questões como preservação e extinção de espécies.

A Caravana Ambiental passará pelas escolas municipais: Sr. Odorico M. da Silva, Conceição Lima Guimarães, José Cardoso Osório, Augusto Silva, Santa Quitéria, Dona Mariana Seabra, José Antonio da Silva, Padre Jacinto Pinheiro, Maria Batista de Jesus, Nossa Senhora da Ajuda, Dr. Antonio M. S. e Silva, Amynthas Jacques de Moraes e Dona Maria O. Castanheira.

As apresentações começarão no dia 24 e acontecerão até o dia 1º de abril.