Notícias

Dez milhões de litros de efluentes industriais são despejados ilegalmente a cada hora nos rios de São Paulo

A cada hora, cerca de 10 milhões de litros de efluentes industriais são despejados ilegalmente em mananciais (rios e lagos) da região metropolitana de São Paulo. O alerta é da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que desenvolveu pesquisa a respeito.

Intitulado Descarte ilegal de efluentes industriais na Região Metropolitana da São Paulo, o estudo faz um amplo diagnóstico da situação nos 39 municípios da região. Os pesquisadores propõem também soluções para equacionar o problema, como fortalecimento da Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb), responsável pela fiscalização desse descarte ilegal, protocolo de cooperação entre a entidade ambiental paulista e sociedade civil, criação de uma selo de lançamento sustentável e atuação mais ativa do Ministério Público estadual, entre outras medidas.

“É paradoxal que na Região Metropolitana de São Paulo, onde o ‘stress’ hídrico é comparável à de algumas regiões do sertão nordestino, continuemos a poluir nossos mananciais com efluentes tão perigosos. Esse descarte obriga as concessionárias de saneamento a captarem água a mais de 80 quilômetros da capital a custos elevadíssimos. Equacionar essa questão certamente poderia reduzir o risco de desabastecimento de água na região”, afirmou o coordenador do estudo e ex-presidente da Sabesp Gesner Oliveira.

Com informações do Estadão